Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Atraso nos tratamentos, terapias, intervenções médicas e terapêuticas relacionado ao seu impacto no autismo.

O Atraso nos tratamentos, terapias, intervenções médicas e terapêuticas relacionado ao seu impacto no autismo.
Jacson Marçal
dez. 3 - 3 min de leitura
000

O Atraso nos tratamentos, terapias, intervenções médicas e terapêuticas relacionado ao seu impacto no autismo Adulto.

Muitas pessoas me perguntam quais foram os efeitos de um diagnóstico tardio e suas consequências para meu processo de neurodesenvolvimento e suas particularidades diárias. Eu sofri muito até a chegada de meu diagnóstico (Podem acessar minha história completa pelo meu Livro Mente Autística, Reset Mental) isso influenciou de diversas formas minha maneira de levar a vida. Com o diagnóstico tardio aos vinte e cinco anos eu apresentei diversas formas negativas que irei exemplificar.

Na questão de Ansiedade, eu apresentei um estado somatóforme de desagaste que influenciou toda minha qualidade de vida até chegar aqui, a ansiedade seria um balde que segura uma goteira, sua constância gera cada vez mais peso e também influencia nossos pontuais de escolhas e tomada de decisões. Além da incidência típica comum em vários autistas essa somatização gerará um efeito maior podendo se conectar a um possível quadro de depressão se não apoiado adequadamente.

Na questão de transtorno obsessivo e compulsivo, eu gerava ritos em constância com minhas escolhas mantendo sempre um interesse naquele padrão, quando algo saia do padrão de costume eu ficava com uma predisposição gigantesca a crises, e por várias vezes tive crises que me levaram ao esgotamento, em um staff, física e mental.

Em meu processo de desenvolvimento, eu apresentei várias falhas na escrita e em processos tidos como normais relacionados a matemática e gramatica, onde até hoje venho trabalhando com profissionais para tentativa de uma melhora gradual relacionado a forma de se expressar e apresentar cálculos condizentes com o meio normal e tradicional.

Em poucas palavras tudo que passou sem um devido apoio gerou uma somatização que me deixou inapto para algumas atividades, além de inconstância em resolução de problemas que determinavam um fator e padrão típico, com o apoio após o diagnóstico, comecei a perceber que poderia utilizar todo meu conhecimento agregado e chegar aos mesmos resultados de formas diferentes sem gerar um desgaste maior que a sociedade naturalmente impunha em meu dia a dia. Hoje eu tenho ciência dos meus limites, das minhas escolhas e consigo gradualmente evoluir nas áreas de conhecimento que me são apresentadas.

Os autistas precisam de apoio transdisciplinar, quanto mais cedo se inciar uma intervenção correta melhores serão os resultados para o desenvolvimentismo de seu filho, independente do tipo e nível de autismo, eu acredito no trabalho gradual e em conjunto para uma melhora verdadeira além de uma preparação futura para nosso convívio e estabilidade emocional. Além é claro do controle familiar emocional, para entender que o futuro é algo relacionado a constância, não devendo as mamães, papais, cuidadores e autistas se estressarem ou preocuparem com os resultados futuros, focando sempre no agora e no presente.

Autista Savant Jacson Marçal Neurocientsta - @jacsonfier no Instagram


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você