Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Proposta pedagógica para pessoas com TEA - como trabalhar a alimentação saudável com eles?

Proposta pedagógica para pessoas com TEA - como trabalhar a alimentação saudável com eles?
Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
jul. 23 - 1 min de leitura
040

Integrar, interagir, criar, inventar, dialogar e divertir-se com a possibilidade de colocar no papel desenhos, letras, palavras, reorganização de tirinhas e sequência de imagens, onomatopeias dentro e fora dos balões com aspectos concretos e sensoriais. Todas essas ações representam as experiências vividas por quatro alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Escola Estadual Maestro Antonio Marmora Filho, em Mogi das Cruzes,  São Paulo. Eles fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A proposta pedagógica que apresento logo abaixo teve como inspiração o personagem André (menino com TEA) da Turma da Mônica e um pé de morango, um tipo de abordagem que pode ser encontrada no Guia  Alimentar para População Brasileira. 

Enquanto professora, relato a vocês que aprendo muito com estes alunos porque eles me fazem ser uma pesquisadora assídua e construímos juntos o aprendizado. Eu diria que é uma proposta de aprendizagem afetiva, efetiva, diferenciada, desafiadora, motivadora, especuladora que fortalece a autoestima, incentiva autonomia e promove resultados positivos.

Compartilho abaixo com vocês o trabalho dos meus alunos e espero inspirar novas ideias para quem trabalha com crianças e jovens com deficiência.


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você