Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como escolher o creme dental para as crianças?

Como escolher o creme dental para as crianças?
Camila Nehme Baldasso
jun. 4 - 3 min de leitura
000

Com tantas opções que encontramos nas farmácias e supermercados, como saber qual creme dental escolher para as crianças? Observando os seguintes itens:

Flúor

Olhar na caixa do creme dental se está escrito “COM FLÚOR” ou “CONTÉM FLÚOR”.

O flúor tem um papel extremamente importante na saúde bucal, pois a presença dele ajuda na prevenção de cáries. O uso de creme dental fluoretado, no mínimo duas vezes ao dia, é suficiente para auxiliar nessa prevenção.

Existem alguns boatos relacionando o flúor a diversas doenças, como autismo, problemas de tireoide e outros, mas nenhum estudo até hoje, estabeleceu relação alguma com essas doenças.  

Quantidade de flúor

A quantidade geralmente está escrita em letras pequenas no rótulo ou nos ingredientes. O que funciona para prevenção de cáries são cremes dentais com, no mínimo, 1.000ppm de flúor.

Existem cremes dentais para crianças, com baixa quantidade de flúor (500ppm), porém, eles NÃO são eficazes na prevenção de cárie.

Sem flúor

 Existem cremes dentais sem flúor, e geralmente custam mais que o dobro de um creme dental comum, com flúor. Eles podem ser utilizados em casos onde a escovação é realizada sem supervisão, quando a quantidade de creme dental não é controlada por um responsável. Portanto, podem ser usados ao longo do dia, em conjunto com duas escovações supervisionadas com flúor, mas não um item obrigatório e não devem ser a única opção.

Sabor

 Os cremes dentais para crianças, geralmente têm sabor mais agradável, o que pode deixa-las com vontade de “comer” o creme dental. Porém, precisamos lembrar que o creme dental não é alimento, e que a ingestão em excesso (durante a formação dos dentes) pode causar fluorose, uma alteração no esmalte dos dentes. Uma opção é utilizar o creme dental da família mesmo, sem sabores muito adocicados.

Quantidade de creme dental

Para evitar a fluorose e manter a prevenção de cáries, é muito importante estar atento a quantidade de creme dental utilizada em crianças que ainda estão com dentes em formação e que não sabem cuspir. O indicado é a quantidade de um grão de arroz cru para crianças que não sabem cuspir e um grão de ervilha quando a criança consegue cuspir após a escovação.

 

O flúor também pode ser encontrado em outras fontes, como na água de abastecimento (onde a quantidade é controlada), em água de poço (onde a quantidade depende da fonte de água, podendo ser superior à recomendada), chá verde e outros alimentos.

Explicando um pouco melhor a fluorose, é uma alteração no esmalte que ocorre pela ingestão excessiva e crônica de flúor, durante a formação dos dentes, que ocorre geralmente até os 7 anos de idade. Nos casos mais leves pode causar manchas esbranquiçadas e, nos mais severos manchas escuras e amarronzadas.

Sozinho, o flúor sozinho não é capaz de prevenir cárie, ele precisa estar em conjunto com hábitos alimentares saudáveis, portanto, se você ainda tem alguma dúvida, leve seu filho a um odontopediatra, que é o dentista especialista em cuidados com as crianças e adolescentes, ele poderá orientar de acordo com a necessidade e hábitos de cada criança e sua família.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você