Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

É preciso transformar a maneira de pensar, escrever e atuar para incluir todas as pessoas

É preciso transformar a maneira de pensar, escrever e atuar para incluir todas as pessoas
Maria DE LOURDES DE MORAES PEZZUOL
out. 6 - 2 min de leitura
040

Para Sassaki (1997), é a sociedade que deve ser modificada para incluir todas as pessoas. Para o autor a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, no ambiente, espaços, equipamentos, aparelhos, utensílios, transporte e na mentalidade das pessoas, inclusive, do próprio portador da deficiência. Assim, estaremos equiparando oportunidades para todos. E então poderemos dizer: Educação inclusiva, transporte inclusivo, lazer inclusivo, ensino comum etc.              Para o autor que é considerado o "Pai da Inclusão no Brasil" e completou 80 anos no mês de julho de 2020, enquanto professora tive o prazer e a honra de conhecê-lo pessoalmente em uma das minhas participações em congressos.  Sassaki é considerado o maior pesquisador brasileiro atuante sobre a educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência, possui uma carreira extensa, que acumula diversos livros publicados.  Para esse escritor a inclusão envolve mudanças em todas as pessoas e é um trabalho longo e desafiador. 

Em pesquisas recentes encontrei "O Manual Prático de Linguagem Inclusiva,  (ANDRÉ FISCHER, Junho, 2020)".  Gostaria de compartilhar. O manual foi  escrito, segundo o autor no período durante a primeira onda da pandemia do coronavírus.  Sua criação  partiu da constatação de que faltam subsídios em português para quem busca um uso mais consciente e responsável da linguagem inclusiva. Para Fischer: "É preciso transformar a maneira de pensar. A língua é uma ferramenta viva e um dos instrumentos mais efetivos para essa evolução. A busca por substituir marcadores de gênero no discurso é um processo que explicita respeito e empatia, princípios básicos que deveriam reger as relações sociais. Assim como as técnicas de linguagem simples, que busca dar acesso universal à compreensão das informações contidas em textos, a linguagem inclusiva também é uma questão de cidadania" . 

MANUAL PRÁTICO DE LINGUAGEM INCLUSIVA (ANDRÉ FISCHER, Junho, 2020) https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2020/06/andre-fischer-lanca-manual-pratico-de-linguagem-inclusiva.html

 

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você