Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

LIVE: Vem Brincar Também!

LIVE: Vem Brincar Também!
Ritmos do Coração
out. 17 - 3 min de leitura
000

A Ritmos do Coração é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) reconhecida como entidade cultural e de defesa dos direitos humanos que atua, desde 2009, na promoção de inclusão, cidadania, qualidade de vida e bem-estar das pessoas com deficiência, por meio das artes, cultura e educação.

Em 2014, a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva, passou a integrar a Rede de Pontos de Cultura, sendo reconhecida pela Secretaria da Diversidade Cultural e MinC.

Nossa atuação tem base em três eixos de trabalho: inclusão, acessibilidade e formação.

Entendemos a inclusão como um movimento social, político e educacional que defende o direito de todos os indivíduos de participarem ativamente, na sociedade da qual fazem parte, desenvolvendo e concretizando as suas potencialidades e sendo aceitos e respeitados naquilo que os diferencia dos outros.

A acessibilidade se caracteriza pela possibilidade de permitir, à pessoa com deficiência, a participação nas mais diversas atividades, tendo acesso equânime aos espaços, produtos, serviços e à informação. (Lei Brasileira de Inclusão, 2015).

Inclusão e acessibilidade são direitos fundamentais. Em todas as nossas ações e projetos buscamos impulsionar uma nova atitude de pensar e de agir visando à promoção e a garantia desses direitos. Incentivamos a discussão, construção e implementação de políticas públicas em prol da cidadania e dignidade das pessoas com deficiência.

  • O Brincar Inclusivo

Existem diversas barreiras que reduzem o acesso das crianças com deficiência ao brincar, ao lazer e demais oportunidades de convívio e participação em atividades lúdicas com seus pais e com outras crianças devido a fatores como restrição de mobilidade, comunicação, transporte, brinquedos inclusivos e o preconceito.

Sem uma mudança de atitude, poucas transformações ocorrerão na vida de crianças com deficiência perpetuando a sua condição de isolamento. Subestimar as capacidades e o potencial delas é um enorme obstáculo à sua inclusão.

O projeto Vem Brincar Também!, que vem sendo realizado desde 2015, busca promover o direito ao brincar das crianças com deficiência visando à garantia dos direitos humanos fundamentais, desde à infância, contribuindo com o empoderamento de grupos sociais vulneráveis e a redução das barreiras da desigualdade social.

As intervenções brincantes sempre aconteceram de forma presencial em Instituições, Escolas, Bibliotecas, unidades do SESC, CEUs, visando garantir oportunidades para que as crianças, com e sem deficiência, pudessem brincar juntas realizando, quando necessário, a flexibilização, a adequação e/ou adaptação das brincadeiras, para torná-las apropriadas às especificidades
inerentes a cada criança  acrescentando estratégias, alterando algumas regras
ou reforçando o auxílio em casos de dificuldade.

Em virtude da pandemia, desenvolvemos a versão online da iniciativa e estaremos realizando intervenções brincantes para as crianças mensalmente, nos dias 17/10, 21/11 e 05/12, além de encontros sobre práticas acessíveis do brincar para pais, professores e demais interessados nos dias 24/10, 28/11 e 12/12.

A Intervenção Brincante é  voltada as crianças entre 03 e 07 anos, composta por um repertório cuidadosamente selecionado baseado nas brincadeiras tradicionais que incluem brincadeiras cantadas, parlendas, brincos, versos, adivinhas, que possibilitam a interação, criatividade e muita diversão!

Não deixe de participar! Para saber mais acesse o nosso site: 

https://ritmosdocoracao.org.br/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você