Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sobre Sialorréia

Sobre Sialorréia
Ayla Martins
mai. 7 - 5 min de leitura
030

Oi, gentee!!! Vamos falar de SALIVAÇÃO EXCESSIVA...

"Nossa, tão grande e ainda baba? Credo! Que feio!!! Que nojo!!! Nossa, olha como essa criança baba!?! Por que será?!?!" 
💁
Crianças com PARALISA CEREBRAL, como as minhas filhas, é comum terem esse quadro anormal de salivação excessiva.

Porvavelmente VOCÊ e/ou alguém já viu e se perguntou o porque das crianças "grandes" com deficiência babarem...

❣Para nós, mães/pais de crianças com algum transtorno neurológico é NORMAL ver nossos filhos babando, ainda que não tenham mais idade pra isso, se comparado a uma criança típica. Nós sabemos que esse excesso de salivação é uma consequência do quadro neurológico dos nossos filhos, e os "leigos" não sabem, nem são obrigados a saberem, não é mesmo?!?! 💁
Então, para tentar evitar olhares curiosos, por falta de informação, resolvir falar sobre isso, pois as minhas filhas sofrem de SIALORREIA.

🔴Primeiro vamos entender o que é a Sialorreia💁 - Em poucas palavras, é o excesso de salivação, que pode ocorrer por diversos motivos, desde a baba dos bebês como por exemplo; quando estão nascendo os dentinhos (que é normal), até pessoas que possuam alguma condição neurológica e não controlam o excesso de saliva (que é anormal).
🙋Acredito que todos saibam que a saliva tem um papel importante tanto para criança quanto para o adulto, nos ajuda a digerir melhor os alimentos em consistência diversas entre outros... 
(Por isso, é importante que nossos filhos tenham sim á salivação, porém a dita normal.) 
👭Bom, falando das minhas filhas; Elas sempre tiveram esse excesso de salivação, desde bebês... Clinicamente falando, não chegou a ser um "problema" quando eram bebês, seria um "problema" esteticamente falando, mas nunca nos incomodamos com isso! E os médicos delas naquela época, não indicaram nenhum tratamento por ser um "problema", apenas estético. 

Conforme elas foram crescendo essa SIALORREIA foi aumentando, e mostrando riscos a saúde delas, como por exemplo; o risco de broncoaspiração, e aí sim, começamos a procurar tratamento para diminuição desse excesso de salivação. Fizeram tratamento com diversos tipos de medicações como: Atropina 1% (Não fez efeito), Adesivo Scopoderm (esse funcionou, mas era de alto custo), Escopolamina gel (Não funcionou)... Ps: Lembrando que o Scopoderm, Escopolamina gel e Buscopan "são praticamente a mesma coisa", mas para as minhas só funcionou em Adesivo, mas era/é alto custo, então partimos em busca de outro TRATAMENTO. 

Foi quando indicaram o Botox nas glândulas salivares. Daí fui pesquisar relatos sobre esse tratamento antes das minhas filhas fazerem... Maaass como sei que para uns pode da certo e para outros não, eu fui tentar. Procurei um profissional de confiança para primeira aplicação que foi com a Dra. Saramira (Otorrinolaringologista) do hosp. Sabará, ela foi maravilhosa no atendimento, na aplicação do botox (com ultrassom).

E super funcionou. Na primeira semana, a saliva fica bem espessa (necessita muita vezes de aspirar, se a criança não consegue tossir e/ou engolir), na segunda semana ela já começa a ficar menos espessa e vc já percebe a diminuição da saliva. Na Gabi o botox dura mais tempo, na Manú dura menos.

E a Manú tem mais SIALORREIA que a Gabi. A aplicação do botox é feita nas glândulas salivares, e dura em média 3/4 meses. Depende de cada organismo. Elas continuam com tratamento de botox, agora com a Dra. Simone Amorim (neurolgosita) que é maravilhosa tbm!!!! Fica a dica! 

Fiquem de olho!!! 
👀
A hipersalivação deve ser um sinal de preocupação quando ela começar a interferir no quadro clínico do seu filho, se for apenas um "problema estético", não deve se preocupar, mas fique sempre atento!!! 
🔴A salivação excessiva (Sialorréia) é um quadro anormal, porém muito comum em crianças com transtornos neurológicos.
No caso das meninas, elas tem uma incoordinação neuromuscular de deglutição (disfagia) e a deficiência intelectual. E isso contribui para que acumule essa saliva, uma vez em que elas não conseguem deglutir normalmente.
Existem outros fatores que possam contribuir para esse excesso de salivação como por exemplo: Alguns tipos de alimentos: leite, críticos e outros... A introdução de dietas enteral, dependendo da forma como é administrada tbm pode contribuir para o aumento dessa salivação, entre outros...

Se não fizer um tratamento correto a sialorreia pode trazer conseqüências graves à saúde dos nossos filhos principalmente à saúde respiratória.
Ps: Existem outros tratamentos para SIALORREIA tbm, como por exemplo a retirada das glândulas salivares. (Eu acho que esse seria em último caso!) - Nunca procurem isso como primeira opção! E vejam sempre o risco benéficio.

Então, vamos ficar de olho!!!

E sobre as pessoas que vêem crianças/adultos babando, e se incomodam, eu não julgo, pois sei que não é o "normal", mas peço compreensão, porque essa condição deles, não foram eles que escolheram ter, eles não tem noção do que é isso! 
E nós mães e pais, corremos atrás de dar o melhor TRATAMENTO para isso! 
Então, procurem entender, pois em algum momento da vida, nós tbm teremos nossas deficiências e precisaremos de compreensão... 

Autoria Ayla Martins


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você