Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vamos falar sobre o Fight or Flight (Fuga ou Luta) no autismo e consequências associativas em reações socias

Vamos falar sobre o Fight or Flight (Fuga ou Luta) no autismo e consequências associativas em reações socias
Jacson Marçal
nov. 17 - 3 min de leitura
000

Vamos falar sobre o Fight or Flight (Fuga ou Luta) no autismo e consequências associativas as suas reações no meio social.

Sim eu sempre tive essas características de luta ou fuga, desde pequeno quando escolhia algo, fosse por uma determinada ação ou atitude eu automaticamente lutava ou fugia, isso afetava muito meu meio social, em consequência eu poderia simplesmente sair correndo de um lugar sem querer ficar próximo a uma atividade ou eu poderia partir para cima de um garoto que queria tirar vantagem ou brigar comigo.

Essas características nunca foram boas em meu meio, ao passar dos anos esse fator foi tomando conta de outras ações e minhas respostas sempre regidas e ríspidas conforme já compartilhado aqui e em outros post, eu queria sempre fazer justiça, esse senso me colocou em situações adversas. A mais recente e complicada foi após uma colega de um grupo de carros ser agredida pelo então ex marido eu tomei frente em fazer uma ação totalmente diferente, levando ela no atendimento psiquiátrico e psicológico, instruindo no meio jurídico e até querendo tomar frente da discussão e ir atrás do ex para tirar satisfação. No fim eu ajudei com processo de comunicação com meus familiares e lhe acompanhei até a o retorno para sua cidade natal.

Uma pausa para respirar, viu o quão a luta pode ultrapassar o senso comum no meio autístico? Outro ocorrido foi após estar dirigindo com minha noiva ao lado, um motorista de carro derrubou um motociclista em uma rotatória e fugiu, minha primeira reação foi perseguir o motorista do carro para ele retornar e ajudar aquela pessoa, sem pensar na segurança eu acelerei muito e cheguei a entrar na frente do carro para fazer o motorista retornar, no fim minha noiva ficou desesperada eu apenas anotei a placa e repassei para o motociclista entrar  com o processo.

Aqui podemos observar que atitudes extremas e sem um controle básico podem ocorrer no autismo á todo momento, outro ponto perigoso é quando travamos em frente a uma necessidade real de tomada de decisões, vale ressaltar que por questão biológicas e neurobiológicas, o autismo feminino poderá apresentar fatores ainda mais rígidos e criticos se comparado ao sexo masculino, uma atenção redobrada para a mudança e variação de humor ajudam no diagnóstico e no enquadramento maior de mulheres no espectro.

Autista Savant Neurocientista - Jacson Marçal @jacsonfier no Instagram


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você