Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Futsal é importante para pessoas com paralisia cerebral?🤔

Futsal é importante para pessoas com paralisia cerebral?🤔
Fernando Toledo Cardoso
fev. 10 - 2 min de leitura
010

Desenvolvimento prático e físico do futsal para pessoas com paralisia cerebral, e nesse caso em específico iremos destrinchar sobre alunos que utilizam cadeiras de rodas.

Você que está lendo o blog Mundo Adaptado, já parou para pensar o quanto um aluno pode sofrer preconceitos por utilizar cadeiras de rodas? O quanto ele pode sofrer em sociedade por esteriótipos e comentários do tipo "ele não é capaz"??

Isso acontece com frequência e hoje vamos destacar o quanto é possível que este aluno esteja em plena condições para jogar Futebol com seus amigos de turma.

Primeiramente é importante entender que o nosso futebol escolar tem uma demanda exclusivamente para cidadania de nossos alunos, isso quer dizer o que professor Fernando? Quer dizer que buscamos no esporte o melhor deles nos seguintes quesitos:

Respeito ✅

Dignidade✅

Equidade✅

Amor ✅

União ✅

Igualdade ✅

 

"E a competição"?

​​​Na minha aula sempre ficará por último, eu quero ensinar cooperatividade. Todos esses itens citados acima são fundamentais para os preceitos de uma sociedade mais tolerante, que nesse caso em específico é o que mais precisamos atualmente.

Outro ponto em destaque é a importância que todos os participantes darão a atividade ao ver o aluno cadeirante (termo utilizado com frequência) praticando o esporte, isso claramente mostra um olhar inclusivo do docente e da escola, o sentimento de equidade é poderoso na prática.

Voltando ao desenvolvimento da atividade, o quão é valioso nosso aluninho que utiliza cadeira de rodas jogar e até mesmo marcar um gol, com o professor empurrando sua cadeira como na imagem de capa. Muitos irão dizer que ele não está correndo com suas próprias pernas, e nesse caso eu tenho que concordar, ele realmente não está correndo, ele está voando, está em destaque com o brilho no olhar e o sorriso latente, estamos falando de plenitude corporal e mental, quando se sentimos importantes para todo sempre.

 

Fazer acontecer é crucial para mudar vidas, e a cada ação um novo horizonte é formado, uma nova vida se contextualiza.

Professor Fernando de Toledo Cardoso

Especialista em Educação Inclusiva 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você